Notícias

Dia Internacional da Juventude! - Dia 12/08/2008

Para comemorar o dia 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude, o IPJ associado a uma série de entidades,propõe-te um conjunto de actividades e disponibiliza acessos gratuitos a um conjunto de serviços, de infraestruturas e de transportes.
Para este ano, a ONU propôs como tema de reflexão “A Juventude e as mudanças climáticas: tempo de agir”, como oportunidade que se oferece a nível mundial para promover o reconhecimento do potencial da juventude para o atingir das suas metas e planear meios para melhor se assumirem os compromissos que levem os jovens a desempenhar acções de desenvolvimento nas respectivas sociedades.

Nota Histórica: Tudo começou em 1998, quando Portugal acolheu a Conferência Mundial de Ministros para a Juventude. A Conferência, tendo presente uma proposta do Fórum Mundial da Juventude do Sistema das Nações Unidas, aprovou uma resolução proclamando o dia 12 de Agosto, a data de encerramento da mesma, como o “Dia Internacional da Juventude”. Foi esta decisão, a
Declaração de Lisboa, que veio posteriormente a ser ratificada pela Assembleia Geral das Nações.


A AJUDE participou no Fórum de discussão do Conselho Nacional de Educação sobre o Futuro do Ensino Superior em Portugal, com a presença do Ministro Mariano Gago. Aqui foi retratado tudo aquilo que tem sido feito em Portugal e as perspectivas que se configuram para o futuro. A AJUDE questionou a urgência da aplicação do Acordo de Bolonha e a sua derivação em «Processo», dando os exemplos do que tem sido feito noutros países europeus, e pondo em evidência a falta de diálogo que existiu com os representantes das associações juvenis. Face ao exposto, foi dito que o que foi realizado teve as suas virtudes e defeitos, mas que não se irão cometer mais erros no futuro.

Os membros da AJUDE participaram no Congresso "Bolonha na Prática", em Évora, onde podemos contribuir para a discussão dos erros mas também dos bons exemplos da aplicação do Acordo de Bolonha no Ensino Superior, como parte essencial da democratização do Ensino Superior em Portugal. Este foi um evento internacional, com a presença de vários peritos de renome mundial nesta matéria.

Projecto "Comunidade Viva, Futuro Melhor" - com o apoio do IPJ
A AJUDE tem três jovens voluntários a colaborar na associação, dando apoio às actividades e realizando sessões de acompanhamento escolar gratuitas na nossa sede, para além de ajudarem à promoção de hábitos de vida saudável e da protecção do meio-ambiente. O espaço está aberto com várias valias, e é o sítio indicado para aprenderes e divertires-te no teu tempo livre connosco. Aparece!
A AJUDE faz parte deste evento com várias actividades abertas ao público:

Dia 30 - Maratona Fotográfica - inscrições das 10:00 às 11:30 na sede da AJUDE na Cruz-Quebrada. Prémios e exposição das fotos para todos os participantes.


Dia 30 Abril a 4 de Maio - Feira da Juventude de Carnaxide - das 15:00 às 19:00 no Centro Cívico de Carnaxide. Vem andar de trikke, participar em jogos e conhecer a nossa associação.

Dia 3 de Maio - Exposição de fotografia - sede da AJUDE, durante todo o dia.

Dia 3 de Maio - Corpo das Artes - das 11:00 às 16:00 no espaço jovem de Algés. Vem fazer arte connosco e descobre a magia por detrás das sombras coloridas.

Dia 4 de Maio - Domingo Desportivo - das 10:30 às 14:00, no Relvado do Jamor. Trikkes, insufláveis, jogos tradicionais, futebol, etc.

Dia 4 de Maio - Cinema ao Ar Livre - das 17:00 às 21:00 na sede da AJUDE, com a exibição de dois filmes: Bee Movie e o Labirinto do Fauno. Oferecemos as pipocas e as bebidas. A entrada é livre. Aparece!

  • Será que as elevadas taxas de insucesso universitário em Matemática são uma fatalidade? - Conferência

A AJUDE esteve presente nesta conferencia, onde podemos observar que a experiência dos Estados Unidos na democratização do ensino superior, que tem apenas um século, está a servir de exemplo para muitos países do velho continente. Na Europa, pretende-se também generalizar o accesso às universidades, tendo alguns países obtido sucesso nesse esforço e outros não. Com o processo de Bolonha e a uniformização do 1º ciclo universitário, criam-se novas condições de acesso à universidade. No entanto, a formação pré-universitária de muitos estudantes tem deficiências graves e as universidades não têm sabido enfrentar esse problema. As taxas de insucesso nas cadeiras iniciais de matemática são dramáticas. Que podem as universidades fazer para reduzir as taxas de insucesso sem esquecer a formação necessariamente exigente nessa importante disciplina?

  • A AJUDE participou no 1º Congresso "Gente Pequena, grande Aposta", onde se debateram vários assuntos relacionados com a educação das crianças e sobre a juventude. A grande conclusão deste congresso foi a que o Estado deve apostar nas crianças como o futuro para o desenvolvimento do nosso país, adoptando para tal políticas e iniciativas que apoiem não só os jovens mas também as suas famílias.

A AJUDE participou no Encontro Nacional de Associações Juvenis! Foi uma excelente oportunidade para fortalecer contactos e promover novas parecerias com outras associações juvenis nacionais. O evento deste ano contou com uma ampla divulgação e foi um verdadeiro sucesso.

  • A AJUDE enviou jovens para o Curso de Cinema e Vídeo para Dirigentes Associativos, em Viseu. Aqui poderam aprender como é que sefazem animações em vídeo, bem como criar novos projectos que envolvam as crianças e os jovens nos domínios da sétima arte, de uma forma lúdica e divertida.
A EUROYOUTH Portugal oferece programas de estágios em múltiplos sectores para participantes europeus, nos quais os jovens podem melhorar as suas experiências profissionais tomando contacto com o mundo laboral da Irlanda. Na Irlanda, os participantes participam num curso de língua de 4 semanas antes do início do estágio.

Mesa Redonda sobre Educação: "Perspectivas sobre o Ensino em Portugal"

No passado dia 8 de Fevereiro, a Associação Juvenil para o Desenvolvimento - AJUDE - reuniu no concelho de Oeiras um grupo de especialistas para debater o estado da educação em Portugal.

Entre as várias temáticas debatidas neste Encontro, os convidados foram unânimes em concluir que em Portugal não se pratica uma cultura de mérito, mas antes uma cultura em que o objectivo a alcançar é muito inferior ao desejável. Nas palavras de uma professora: "um dos problemas no ensino é que ter o 3 basta, e ninguém se esforça para superar os resultados mínimos".

Para além disso, os oradores enunciaram a importância de pensar global e agir local quando se trata de matérias tão fulcrais para a sociedade portuguesa como é a Educação.Uma das críticas apresentadas à política do governo e dos próprios sindicatos do sector, é que tanto as orientações seguidas como as reivindicações propostas incidem sempre sobre questões quantitativas, profissionais, económicas ou logísticas, e nunca sobre o que é realmente mais importante para os alunos, de modo a resolver os seus problemas, e que são na verdade as questões pedagógicas e de índole mais qualitativa.

Para os promotores deste evento, o mais importante é que surjam cada vez mais iniciativas como esta, de modo a que se possam encontrar soluções que promovam o sucesso escolar das crianças e jovens do nosso país. Artur Ventura e Bruno Cardoso, representantes da AJUDE, julgam que as perspectivas futuras para o Ensino poderão melhorar, desde que haja um efectivo encadeamento das medidas políticas com a realidade social das escolas e das práticas pedagógicas que são empregues no terreno.Por último, a AJUDE afirma ainda que irá continuar a fazer a sua parte no combate ao insucesso escolar com o apoio gratuito a jovens com necessidades educativas especiais, e que irá enviar ao Ministério da Educação um documento oficial com as conclusões finais deste Encontro.


Serviço Voluntário Europeu - Madrid

A AJUDE está a participar no SVE com jovens em Madrid, num projecto de promoção da interculturalidade e da cidadania. O SVE - Serviço Voluntário Europeu é um serviço de «aprendizagem»: através de experiências não formais de aprendizagem, os jovens voluntários adquirem novas qualificações e competências para o seu desenvolvimento pessoal, educativo e profissional. Os elementos da aprendizagem consistem na definição por mútuo acordo dos resultados esperados e dos processos e métodos da mesma aprendizagem, na certificação das qualificações e competências adquiridas, na participação do voluntário no ciclo de formação do SVE e na prestação continuada de apoio ligado às tarefas do serviço, linguístico e pessoal, incluindo um mecanismo de prevenção e gestão de crises.

  • AJUDE dá prémios!
Foram entregues, no dia 4 de Junho, os prémios do concurso de fotografia da AJUDE no Aquário Vasco da Gama, em Algés. Para entregar os prémios, estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia da Cruz-Quebrada Dafundo, Dr. Carlos Jaime, e o Director do aquário, Comandante Felícia Moreira.

Tatiana Almeida, representante da AJUDE, explicou porque razão a associação escolheu o ”Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para todos” como tema do concurso de fotografia: “significa não só a promoção da igualdade de direitos e da diversidade cultural, tolerância e respeito uns pelos outros mas também procura chamar à atenção para a desigualdade, a injustiça e as diferenças sociais que todos os dias dificultam a vida de milhares de pessoas”.

Cristina Martins, vencedora do 1º prémio, conta como foi a sua experiência de fotógrafa: “senti-me como que desprotegida da minha realidade, era como se aquela pessoa que me era estranha estivesse mais próxima de mim do que ninguém. E então fiquei quase petrificada perante um ser que, apesar da sua condição de abandono, é igual a mim. Naquele momento, houve igualdade”.

A provar que estas iniciativas abrem um novo caminho, Cristina, a grande vencedora, deu a máquina fotográfica digital que recebeu como prémio no concurso a um amigo que “neste momento não tem condições mínimas para comprar uma mas que tem uma paixão enorme pela fotografia”, conta.

No fim da cerimónia ficou a promessa, no próximo ano haverá o III Concurso de Fotografia da AJUDE a ser exposto, mais uma vez, no Aquário Vasco da Gama.
Dia Mundial da Criança
A AJUDE festejou o Dia Mundial da Criança na sede, com actividades de pintura, jogos didácticos, exposição de artes plásticas feitas por crianças e pais, trikke, e cinema ao ar livre.

Sessão de formação sobre Insucesso Escolar


O que é o insucesso escolar? Como é que se podem promover as boas práticas no Ensino? São estas e outras questões que a Associação Juvenil para o Desenvolvimento - AJUDE - irá abordar através de uma acção de formação dinâmica, que visa a participação de crianças, jovens e adultos do Concelho de Oeiras. Será num contexto não formal e recreativo que se irá discutir e aprender em conjunto um pouco mais sobre este fenómeno, onde se espera que os participantes possam partilhar experiências e saberes enriquecedores para todos. No final, todos os formandos estarão mais conscientes da necessidade de combater o Insucesso Escolar, e através de uma atitude pró-activa, desenvolver por si só estratégias sociais capazes de potenciar as qualidades individuais de cada um. Esta iniciativa terá ainda a exibição de uma reportagem sobre o tema, e haverá no final uma entrega de diplomas de participação.

O Corpo das Artes: Contornos

Esta actividade tem como objectivo o estímulo das crianças e jovens pelo gosto da Arte e da Expressão Corporal num ambiente lúdico e inovador, onde se potenciará a imaginação artística e a criatividade através da Pintura, da Dança e do Artesanato, havendo uma demonstração final da integração dos diferentes ateliers numa exploração coreográfica.

Domingo desportivo

Esta actividade tem como objectivo o estímulo das crianças e jovens pelo prática de actividades desportivas ao ar livre, num ambiente lúdico e inovador, onde se potenciará o exercício físico e a recreação através de Jogos Tradicionais, da Dança, de Percursos de Orientação, corridas de Trikkes, Torneios de futebol, Insufláveis, etc, conjugando o convívio entre pais e filhos, o lazer, e a prática desportiva à medida que se redescobre a beleza natural do Jamor.


II Concurso de Fotografia -“Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos"

Local: Aquário Vasco da Gama do Dafundo

Esta actividade tem como objectivo o estímulo das crianças e jovens pelo gosto da Arte e da Fotografia, onde se potenciará a imaginação artística e a criatividade através da exploração da temática do Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Todos.

Feira das Associações Juvenis

Local: Centro cívico de Carnaxide
Durante a semana da Juventude podes vir conhecer-nos no nosso stand. Aqui terás acesso a muitas informações, poderás fazer-te sócio ou simplesmente voluntário nas nossas actividades. Esta feira conta ainda com muita animação, desportos radicais, e muito mais! Não faltes!